
Saúde & Cidadania
Silêncio da dor
Como fibromialgico, o idealizador do projeto O Silêncio da Dor, Cicero Nogueira, desenvolveu uma página que está no ar há mais de 8 anos. Neste espaço, que já conta com mais de 10 mil seguidores, quase 100% deles são mulheres. Desde então, Cicero compartilha seu dia a dia com a dor, além de algumas de suas estratégias para conseguir se manter de pé e enfrentar os problemas incapacitantes que sente desde que foi diagnosticado com Fibromialgia.
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta em dores em todo o corpo, principalmente nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, por longos períodos. Junto com a dor, a doença também causa fadiga, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, dificuldade de memória, concentração e alterações intestinais.
Ainda pouco conhecida, pela dificuldade em se estabelecer um diagnóstico seguro devido a falta de objetividade dos exames radiológicos e laboratoriais, para a constatação é muito importante que o paciente procure um reumatologista experiente com essa doença.
Este ebook tem a missão de compartilhar informações e trechos de uma série de entrevistas realizadas com profissionais de saúde e pessoas que convivem com doenças causadoras de dores crônicas. Este é um esforço coletivo para colaborar com informações não só para fibromialgicos, mas também aqueles que convivem com demais doenças causadoras de dores cronicas e para familiares e amigos que tenham interesse em auxiliar de alguma forma e o público em geral.
Esta obra contém comentários e opiniões de diferentes vertentes, oriundas de diferentes vivências. Aconselhamos que você procure o seu médico para um diagnóstico preciso para o seu acometimento, uma vez que cada corpo é muito específico e apenas um profissional pode fornecer o seu diagnóstico.
Este ebook faz parte do Cultura Inclusiva nas redes, edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
.png)
Assista ao vídeo de lançamento do Projeto Silêncio da Dor e
tenha acesso a outros conteúdos sobre a Fibromialgia
#saúde&cidadania
Outros vídeos disponiveis no canal do youtube






